Hey, pessoal! Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nós da Iniciativa BLU - Blogueiros Literários Unidos - criamos uma TAG para falar mais sobre a participação feminina no mundo literário.
 Ahh, no final do post vai ter o link para os posts dos outros blogs do BLU. Se sinta convidado a responder a TAG também, em seu blog, canal ou redes sociais.
 Enfim, vamos lá! 


1- Personagem favorita

Uma pergunta muito difícil, mas acho que vou escolher a Emma Carstairs ♥
Juro que quando comecei a ler Dama da Meia-Noite pensei que ela fosse ser só mais uma personagem clichê, mas ela me surpreendeu demais! Tem resenha dele aqui no blog, confira.
Emma Carstairs - Fonte

2- Escritora nacional favorita

Impossível eu não dizer que é a Thais Lopes hahahah Quem me conhece sabe que amo os livros dela, e acho que leria qualquer coisa que ela escrevesse. Mesmo. :v

3- Escritora estrangeira favorita

Difícil escolher só uma, mas vai Cassandra Clare mesmo. Já li praticamente todos os livros dela e se não me engano TMI foi a primeira série de fantasia que li.

4- Antagonista favorita

Não me lembro muito de antagonistas, mas vou dizer Bellatrix Lestrange. Apesar de todas as mortes que causou, ela é ótima.

5- Melhor livro escrito por uma mulher

Ok, já entendi que só tem pergunta difícil de responder aqui... Mas Dama da Meia-Noite e Nilue estão entre meus livros favoritos, e ambos são escritos por mulheres, então encaixam bem aqui.

6- Melhor cena protagonizada por uma personagem feminina

Sério que preciso escolher só uma? :v
Em A Rainha Vermelha, a protagonista Mare Barrow é uma girl power, e tem várias cenas em que não mede esforços e faz o que for preciso por quem ama. 

7- Melhor conto escrito e/ou protagonizado por uma mulher

Não leio muitos contos, então vou citar a Thais Lopes de novo hahah. Pagamento é um conto que se passa no mesmo mundo de uma das séries da autora e tem duas protagonistas muito fod*s. 

8- Um livro com uma protagonista negra

O único livro que li e consegui me lembrar foi o nacional Entre 3 Mundos, da Lavínia Rocha. É um livro de fantasia adolescente e história é bem legalzinha.

9- Um livro com uma protagonista LGBT+

Vou ser sincera, não li nada que tenha uma protagonista LGBT, só secundárias mesmo. Acho que não existem muitos também, ou pelos menos são pouco famosos :c
Pedindo indicações para amigas, encontrei o livro Portões da Morte, que está sendo postado no Wattpad (leia aqui). 

10- Um livro em que a mulher salva o mocinho

Lembrei na hora da Katniss, de Jogos Vorazes. Outra personagem que vive salvando os mocinhos é Hermione, apesar de eu ter visto só os filmes xD (vergonha, eu sei, mas pretendo ler ainda esse ano).

11- Personagem que pior representa o gênero feminino

Pensei bastante sobre isso, mas acho que a protagonista de Para Sempre - eu me recuso a tentar lembrar o nome dela. Eu mal consegui finalizar o livro por causa dela, que é um clássico estereótipo. 

12- Um livro escrito por mulher que você indica (e por quê)

Decidi indicar Starters, da Lisa Price, um dos primeiros livros de ficção científica que li e amei. Gosto muito da história da personagem principal e como ela evolui e supera seus traumas até o segundo livro, vale a pena vocês lerem.

 Bem pessoal é isso! Queria ter postado ontem, mas acabei enrolando e não deu tempo xD. Mas acho que nunca é tarde, então Feliz dia das Mulheres pra todas nós!

Confiram também as postagens dos outros blogs do BLU: